Friday, March 25, 2011

Diário da terra do gelo 6

A Criação dos Mundos

O mundo dos deuses tinha no seu centro uma grande árvore, um imenso freixo chamado Yggdrasill. Esta árvore era tão gigantesca que os seus ramos se estendiam para abarcar todo o céu e toda a terra. Três raízes suportavam o enorme tronco: uma passava pelo reino dos Aesir, a segunda passava pelo reino dos gigantes do gelo (Vanir), e a terceira pelo reino dos mortos. Sob a raiz que passava pela terra dos gigantes encontrava-se a fonte de Mimir, cujas águas retinham a sabedoria e o conhecimento mágico das runas. Odin sacrificou um dos seus olhos em troca do direito a beber um golo desta água preciosa...
A árvore formava uma ponte entre os diferentes mundos. No princípio, existiam duas regiões: Muspell no sul, plena de fulgor e fogo; e um mundo de neve e gelo a norte. Entre estas regiões não havia nada senão o grande deserto de Gunnungagap. No ponto onde o calor e o frio se encontravam, no meio deste vazio, surgiu uma criatura, do interior do gelo que se derretia; o seu nome era Ymir. Ele era um grande gigante e foi sob o seu braço esquerdo que nasceram o primeiro homem e a primeira mulher, enquanto que, sob os seus pés, nasceu a família dos gigantes do gelo.
Ymir alimentava-se do leito de uma vaca cujo nome era Audhumla, que lambeu blocos de gelo salgado e produziu um novo ser, um homem chamado Buri. Este teve um filho chamado Bor, e os filhos de Bor eram os três deuses, Odin, Vili e Ve. Estes três deuses mataram Ymir, o gigante primordial, e os gigantes do gelo, excepto um, de nome Bergelmir, morreram afogados no sangue do gigante.
Os deuses formaram o mundo dos homens a partir do corpo de Ymir: do seu sangue nasceram o mar e os lagos, da sua carne, a terra; e dos seus ossos as montanhas; dos seus dentes e maxilares, assim como dos muitos ossos partidos, formaram as rochas e pedras.
Do crânio de Ymir fizeram a cúpula celeste, colocaram um anão suportando cada um dos quatro cantos e levantando-a muito acima da terra. Este mundo dos homens era protegido dos gigantes por uma muralha, feita com as pestanas de Ymir, e chamava-se Midgard. Os deuses criaram os habitantes do mundo a partir de duas árvores que cresciam junto do mar, e que se transformaram num homem e numa mulher. Deram-lhes espírito e compreensão, o poder para se moverem e o uso dos sentidos. Também criaram os anões, criaturas com nomes estranhos, que proliferaram sob a terra como vermes, e habitaram no interior de montes e rochedos. Eram excelentes artesãos e foram eles que produziram as grandes riquezas dos deuses.
Os deuses fizeram com que o tempo existisse, ordenando à noite e ao dia que começassem a viajar através dos céus em carruagens puxadas por rápidos cavalos. Duas belas crianças chamadas Sol e Lua foram também enviadas a percorrer os caminhos celestes. O Sol e a Lua têm que cavalgar com rapidez porque são perseguidos por lobos, que pretendem devorá-los. No dia em que os grandes lobos conseguirem engolir o sol, terá chegado o fim de todas as coisas.

Edda islandesa traduzida por Manuel João Ramos e publicada na antologia Rosa do Mundo, uma edição da Assírio & Alvim.

No comments:

Post a Comment