Monday, March 28, 2011

Diário da Madeira 3

A ilha dos escritores

Durante o próximo fim de semana de 1, 2 e 3 de Abril, 20 autores portugueses e estrangeiros vão fazer da Madeira uma ilha de escritores. É a primeira edição do Festival Literário da Madeira, uma iniciativa da Booktailors - Consultores Editoriais e da Nova Delphi que inclui mesas temáticas, lançamentos de livros e visitas às escolas. Promover a ilha da Madeira enquanto destino de turismo cultural e dinamizar as letras e a literatura de origem madeirense são os principais objetivos deste encontro, que também quer contribuir para aumentar a oferta cultural já existente na região, abrindo espaços de convívio entre leitores e escritores.
Ainda antes da abertura oficial, no dia 1, às 19, o Festival arranca com visitas de escritores a quatro estabelecimentos de ensino da Madeira. Afonso Cruz, José Mário Silva, Paulo Sérgio Beju e Valter Hugo Mãe visitam a Escola de Machico, enquanto Mário Zambujal, Sandro William Junqueira, Pedro Vieira e Rui Zink vão à Escola de Ponta do Sol, ficando a Secundária Jaime Moniz para Inês Pedrosa e Isabel Figueiredo.
À semelhança de outros encontros do país, o Festival Literário da Madeira organiza-se em torno de várias mesas temáticas. Nesta primeira edição, o denominador comum é a ideia de escritor, nas suas múltiplas variantes. No dia 2, às 10 e 30, José Mário Silva, Patrícia Portela e Rui Zink, com moderação de Miguel Albuquerque, falam sobre Os escritores que fogem da fama. À tarde, às 15, é a vez d’Os escritores malditos, com Isabela Figueiredo, Sandro William Junqueira, Valter Hugo Mãe e Paulo Sérgio Beju, com moderação de Diana Pimentel. No mesmo dia 2, às 17 e 45, as atenções viram-se para Os escritores inconstantes, com David Machado, Inês Pedrosa e Raquel Ochoa.
No último dia, 3, haverá ainda espaço para duas mesas temáticas: Os escritores esquecidos, com Afonso Cruz, Eduardo Pitta, Violante Saramago e o italiano António Scurati, com moderação de Francesco Valentini, e Os escritores maltratados, com Graça Alves, Mário Zambujal e Pedro Vieira, com moderação de Francisco Faria Paulino.
Ao longo do Festival serão lançados ainda duas edições da Nova Delphi: A Queda d’um anjo, de Camilo Castelo Branco, e De profundis, de Oscar Wilde, obras apresentadas por José Viale Moutinho e Miguel Vale de Almeida, respectivamente.

No comments:

Post a Comment