Wednesday, April 13, 2011

Diário do LeV 2

A volta ao mundo que o navio Sagres realizou em 2010 é um dos motes da próxima edição do encontro de escritores Literatura em Viagem (LeV), que decorre na Biblioteca Municipal de Matosinhos, entre 16 e 19 deste mês. Na sessão de abertura, dia 16, às 15, o comandante Proença Mendes recordará essa longa viagem, na qual os marinheiros portugueses cumpriram, ao longo de 339 dias, a circum-navegação ao planeta terra. A “crónica do comandante” será complementada com as fotografias do escritor e jornalista Joaquim Magalhães de Castro, fixado em Macau, que se juntou à Sagres em Goa, fazendo o percurso até Lisboa. A viagem da literatura vai começar em mar alto.
Para as restantes mesas temáticas do LeV, que é organizado pela câmara municipal, com coordenação de Francisco Guedes e Paula Guedes, aportam à cidade cerca de 50 autores portugueses, angolanos, argentinos, brasileiros, canadianos, chilenos, cubanos, holandeses, marroquinos, norte-americanos, tunisinos e uruguaios. As escalas no Gran Caffé do Porto, sempre às 23 horas, são a grande novidade deste ano, dinamizando conversas à volta de uma mesa, com leitores e os escritores José Luís Peixoto (dia 15), Joaquim Magalhães de Castro (a 16), Francisco José Viegas e João Tordo (a 17), António Jorge Gonçalves (a 18), Valter Hugo Mãe (a 19) e Mário Delgado Aparaín (a 20).
Em Matosinhos, Viajo para educar o raciocínio é o tema da primeira mesa, dia 16, às 17, com intervenções de João Lopes Marques, José Ricardo Nunes, Marcelo Ferroni, Rui Zink, Miguel Carvalho e Paulo Ferreira. Segue-se, às 18 e 30, Encontro-me a mim próprio viajando, com Joel Neto, José Abecassis Soares, Eduardo Sacheri, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Vítor Quelhas.
No domingo, a jornada começa, às 15 e 45, com a terceira mesa: Livros com História dentro, com André Gago, António Vasconcelos Raposo, Pedro Almeida Vieira, Leonardo Padura, Teolinda Gersão e Francisco José Viegas. Às 17 e 30, Filipa Leal, João Tordo, Laurent Binet, Luís Sepúlveda, Miguel Miranda e Carlos Veiga Ferreira falam sobre Da ficção à realidade.
Até ao fim do LeV, ainda há tempo, na segunda e na terça-feiras, para mais quatro mesas: Onde começa a memória e acaba a viagem?, com Hubert Haddad, Luís Amorim de Sousa, Karla Suárez, Ricardo Adolfo e de Rosa Alice Branco (dia 18, às 15); África: uma viagem por começar, com Afonso Cruz, Joaquim Magalhães de Castro, Ondjaki, Mohamed Berrada, Tessa de Loo e Marcelo Correia Ribeiro (dia 18, à 17 e 45); O futuro é uma viagem da memória, com António Jorge Gonçalves, CSRichardson, Henrique Fialho, Richard Zimler, Teresa Lopes Vieira e Alberto Serra (dia 19, às 15); e Viajar é descobrir que todo o mundo se equivoca, com J. Rentes de Carvalho, Mário Delgado Aparaín, Reif Larsen, valter hugo mãe e Alexandre Quintanilha (dia 19, às 17).
Refira-se, ainda, que o LeV inclui várias atividades paralelas, como ateliers para os mais novos, exposições - Subway Life, de António Jorge Gonçalves, além da já referida -, concertos e muitos lançamentos de livros.

Texto (que já segue o novo Acordo Ortográfico) publicado no JL 1057, de 4 de Abril de 2011.

No comments:

Post a Comment