Thursday, March 31, 2011

Diário da Madeira 4

O Festival Literário da Madeira arranca já amanhã, sexta-feira, 1, prolongando-se até domingo, 3. Como as mesas redondas são o prato forte desta iniciativa dos Booktailors e Nova Delphi, aqui fica a ementa do fim-de-semana, que será servida no Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

Mesa 1 — Os escritores que fogem da fama
Alguns escritores, como J. D. Salinger ou o nosso Herberto Hélder, consideram que deve ser a sua obra a falar por eles. Virando as costas aos holofotes da fama, vivem no anonimato possível. Não concedem entrevistas, recusam prémios. Será legítimo?
Com José Mário Silva, Patrícia Portela, Rui Zink, Rui Faria Nepomuceno e Miguel Albuquerque, sábado, às 10 e 30

Mesa 2 — Os escritores malditos
Malditos ou amaldiçoados, houve livros e autores que mudaram e atormentaram as vidas dos leitores. Lautréamont, Sade ou mesmo o nosso Pessoa, também eles foram considerados malditos. Será justo falar-se de maldição na literatura?
Com Isabela Figueiredo, Sandro William Junqueira, valter hugo mãe, Paulo Sérgio Beju e Diana Pimentel, sábado, às 15

Mesa 3 — Os escritores inconstantes
Alguns escritores são profícuos, deixando dezenas de obras para a posteridade; outros, como Rimbaud, escreveram muito pouco e ficaram imortalizados na literatura. Haverá uma periodicidade mínima para se ser escritor?
Com David Machado, Inês Pedrosa, Raquel Ochoa e Rogério Sousa, sábado, às 17 e 45

Mesa 4 — Os escritores esquecidos
Quantos génios esquecidos sustentam a História da Literatura? Quantos, com grande êxito no seu tempo, estão hoje arredados das estantes das livrarias? Invoquemos os génios esquecidos a partir de uma escolha pessoal dos intervenientes.
Com Afonso Cruz, Eduardo Pitta, Violante Saramago, Antonio Scurati e Francesco Valentini, domingo, às 10 e 30

Mesa 5 — Os escritores maltratados
Escritores sem reconhecimento em vida, outros que tiveram as suas mensagens deturpadas ou mal interpretadas. Outros para a quem a vida foi agreste, vivendo da caridade e solidariedade alheias.
Com Graça Alves, Mário Zambujal, Pedro Vieira e Francisco Faria Paulino, domingo, às 15

No comments:

Post a Comment